MINHA PRIMEIRA CORRIDA
A experiência de minha 1ª participação em um evento oficial de “corrida” foi aos 58 anos de idade.
Após alguns meses de atividades físicas na modalidade Pilates, com Renato Ricken, fui desafiada a participar de uma corrida de 5 Km em um evento de Meia Maratona – Florianópolis, na Beira Mar Continental. Quem me “desafiou”? Ele próprio: Renato Ricken.
– Ah, Renato…Não sei se vou!
Esta foi a minha reação diante do convite. O incentivo permaneceu e, faltando apenas um mês para o evento, tomei a decisão de participar.
– E agora, Renato?!
– Agora, é só treinar, Dona Orandina!!!
– Mas, em tão pouco tempo?
– Vamos lá! É possível fazer um bom treinamento.
E assim fomos para a Beira Mar Norte: dois treinos de corrida e uma aula de Pilates por semana.
O grande dia chegou: 1º de junho de 2014. Levantar às cinco horas da manhã para estar no local do evento às sete horas… Mas o desafio estava lançado e eu havia treinado. Não para competir com qualquer concorrente e sim comigo mesma, com meu entusiasmo, com minhas convicções de que é possível traçar objetivos e alcançá-los. Chegando ao local, fiquei impressionada com a multidão. Muita gente… Que “loucura”! Era gente de tantos lugares, de tantas instituições, de faixa etária diversificada, tantos rostos desconhecidos (eu só conhecia o Renato), e todos com a mesma finalidade: CORRER!
Finalmente, veio a “largada”: 07:30h da manhã. Parti ao lado de Renato, recebendo orientações especificas quanto à postura, respiração, “pisada de pé”, ingesta hídrica e, obviamente, com sua gentileza, não faltou elogios sobre o meu desempenho. O trajeto indicava a distância percorrida. O cansaço ameaçava, mas as orientações e palavras de incentivo encorajavam e as forças eram renovadas. Faltava 1 Km. Este Km parecia ter “mais de mil metros”. Reduzi o ritmo, mais um copo d’água, respiração profunda, retomei as forças e logo veio a placa: 500 metros.
– Que alívio! Estou chegando…
Renato, lado a lado, sempre observando meu estado geral e orientando cada procedimento necessário.
– Mais um pouquinho, está chegando… aíííííí!!!!
O relógio marcando 38 minutos e 57 segundos. Um Abraço, um copo d’água e uma medalha. Medalha de participação, obviamente, mas com sabor da vitória de vencer o percurso determinado, do objetivo alcançado e de imensa gratidão ao Renato Ricken pelo seu profissionalismo.
Esta experiência me encaminhou para outros eventos em cidades catarinenses, tais como: Joinville, Blumenau e São Joaquim.
Ao Renato Ricken, reitero meu apreço por sua dedicação profissional, postura ética e alto nível de conhecimento técnico.
Orandina Machado